IMPACTO

Podcast 1 Impacto com João Maurício
00:00 / 02:43

Nos últimos anos a sociedade tem aumentado a cobrança pelo impacto dos resultados dos recursos investidos nas Universidades. A expectativa que a área científica contribua com soluções para os problemas da sociedade é crescente. Neste sentido, é fundamental que os PPGs se preocupem com o desenvolvimento de produtos, processos e serviços que promovam avanços significativos no campo da gestão pública e privada, e na qualidade de vida da população e do meio ambiente. Para tanto, a ANPAD pode atuar em duas frentes. Primeiro, buscando ampliar o impacto das suas ações com os Programas, pesquisadores e a sociedade em geral. Em segundo, orientando e auxiliando os seus associados neste propósito.

1.1 Ampliar a integração da ANPAD com a sociedade (setor público, privado e organizações sociais)

a) Conexão e diálogo - Tal objetivo se materializa por parte da ANPAD pela busca de conexão e de diálogo entre as ações da associação e de seus associados com as demandas advindas do mundo das organizações estudadas em todos os setores da sociedade (empresas públicas e privadas, governo e organizações sociais). 

b) Conhecimento compartilhado - Dada a complexidade dos problemas, tal ação exigirá da ANPAD ações de incentivo ao conhecimento complementar, tendo repercussões diretas na colaboração entre os programas, favorecendo pesquisas conjuntas que possam valorizar a cooperação ao invés da competição entre os PPGs e suas áreas de especialidade, promovendo também a articulação de ações conjuntas entre as Divisões acadêmicas da ANPAD e outras áreas do conhecimento.

c) Estabelecimento de parcerias - Poderão ser alcançadas por meio da ANPAD, a partir de ações conjuntas que possam conectar os problemas das organizações dos diversos setores com os pesquisadores da área de administração, administração pública, ciências contábeis, além de outras áreas de conhecimento e associações científicas por meio de workshops, mesas redonda, debates e outros formatos em que participem pesquisadores e organizações de todos os setores.

1.2  Aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas, ações de extensão e produtos técnicos/tecnológicos da área

a) Divulgação - Ações por parte da ANPAD que promovam a divulgação das pesquisas, publicações científicas e produtos técnicos de seus associados junto à sociedade, setor público e mercado podem contribuir para favorecer o impacto daquilo que produzimos.

 

B) Trocas de experiência -  A ANPAD pode favorecer a troca de experiências de projetos de extensão e de pesquisa, inciativas conjuntas de inserção social, mecanismos de financiamento de projetos interinstitucionais e conexão com entes públicos e privados.

c) Debates sobre o impacto dos PPGs – Intensificar o debate com os seus associados (fóruns e painéis) sobre os mecanismos e as métricas de avaliação de impacto dos Programas junto à CAPES e à sociedade, considerando o contexto local dos PPGs e as disparidades regionais.

1.3. Evidenciar as ações de gestão da ANPAD

a)      Transparência - Buscamos uma gestão que favoreça o diálogo e a prestação de contas de forma transparente, promovendo a publicização das informações das ações da associação, assim como a criação de espaços de diálogo. Além dos órgãos já existentes, serão criadas comissões para tratar de questões transversais às dimensões deste plano. 

b)      Legitimidade – A legitimidade dos diversos órgãos e Divisões da ANPAD é garantida, buscando independência e evitando conflito de interesses, ajudando na fiscalização e no controle sobre as ações a serem desenvolvidas. Soma-se a isto a criação de comissões a serem implementadas com fins específicos detalhadas neste plano.

© 2020 por Fabricio Stocker.