ENSINO

Podcast 2 - Ensino Graziela Alperstedt
00:00 / 02:47

As atuais crises e transformações na sociedade contemporânea põe em evidência o papel do ensino de administração e contabilidade como um condutor de mudanças sociais, exigindo aprendizado multidisciplinar, dinâmico e contextualizado, e demandando dos docentes habilidades e competências diversas que possibilitem uma formação qualificada e voltada à resolução dos problemas complexos vivenciados. Tais competências devem, ainda, favorecer a interação entre a teoria e a prática, além de promover o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos. Entendemos que a ANPAD pode desenvolver um importante papel nesse sentido, promovendo e coordenando ações junto aos seus associados, especialmente neste momento de grande transformação do setor.

3.1) Promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem 

a) Criação de ambiente de aprendizado conjunto – Por meio da promoção de palestras, oficinas e espaços colaborativos virtuais ou presenciais, a ANPAD pode intensificar a capacitação e o compartilhamento de aprendizados, boas práticas e metodologias voltadas à melhoria da performance de professores orientada para e pela aprendizagem, o que inclui o desenvolvimento do  pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e o desenvolvimento de projetos.

b) Implementação dos fóruns regionais – a crescente importância com a geração de impacto pelos programas de pós-graduação põe em evidência a relevância de discutir, por meio de fóruns regionais, o  processo de aprendizagem que evidencie e respeite questões regionais, de forma a expandir o conhecimento na área e relacionando-a com as demandas da sociedade.

3.2) Promover a capacitação para o uso de novas tecnologias

a) Criação de espaços de interação – A Anpad pode facilitar esforços para a criação de espaços destinados ao compartilhamento e à capacitação para o uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

b) Criação da “Comissão pela Aprendizagem” - Com o auxílio de uma comissão própria sobre questões relacionadas as demandas que envolvem a educação para um novo tempo, propomos avançar nessa discussão voltando o olhar para e pela aprendizagem, objetivando alcançar demandas não somente da pós-graduação, mas de como podemos auxiliar os outros níveis de ensino.

© 2020 por Fabricio Stocker.