programas profissionais 

Podcast 5 - PPGs Profissionaiscom Luiz Brandão
00:00 / 02:36

O forte crescimento dos Programas Profissionais em Administração e Contabilidade nos últimos anos reflete a demanda da sociedade para uma melhoria na qualificação gerencial nas organizações públicas, privadas e em todos os campos da sociedade civil. Tal contexto evidencia a importância da modalidade profissional na pós-graduação com a missão de qualificar profissionais para atuar no mundo do trabalho a partir da aplicação, de maneira direta, da teoria científica à vivência profissional. A ANPAD deve buscar ações que permitam um maior engajamento destes Programas de forma a alavancar essa contribuição. As iniciativas neste sentido também vão ao encontro de outros temas de nossa Proposta, como Impacto e Sustentabilidade.

5.1 Fortalecer os programas profissionais

a) Valorização dos PPGs profissionais – A ANPAD ampliará a valorização da modalidade profissional na pós-graduação, auxiliando no seu aperfeiçoamento e na divulgação de seus produtos e incentivando o incremento das publicações tecnológicas, técnicas e das pesquisas aplicadas. A criação de espaços, tais como o consórcio mestral e doutoral, direcionados às pesquisas aplicadas com a participação de profissionais de organizações públicas e privadas. Outras ações envolvem a criação de fóruns que valorizem a prática nos eventos da ANPAD e atraiam profissionais do mercado e da sociedade.

b) Disseminação de boas práticas – Com o auxílio de casos de sucesso na área ou em outras áreas de conhecimento, a ANPAD poderá coordenar ações de colaboração aos atuais programas profissionais ou suporte ao desenvolvimento de novos cursos de mestrado e de doutorado profissional. Se insere nessas ações, ainda, a promoção de debates sobre o aperfeiçoamento dos mecanismos de auto avaliação e de avaliação da produção técnica e tecnológica junto à CAPES, respeitando as especificidades dos PPGs. 

c) Criação da Comissão de “Fortalecimento dos Programas Profissionais” - Com o auxílio de uma comissão própria sobre o assunto avançaremos na discussão sobre a pós-graduação profissional, consolidando o entendimento dos mestrados profissionais e fomentando o debate sobre os doutorados profissionais na área.

5.2 Aproximar empresas, setor público e organizações sociais da ANPAD

a) Diálogo e Conexão  – A ANPAD pode ser um vetor de conexão entre redes de pesquisadores com empresas públicas e privadas, governos e organizações sociais, a fim de  compartilhar conhecimento, gerar soluções, desenvolver potenciais financiadores e aplicar tecnologias nos diversos processos. Por meio de seus eventos ou de outras ações a serem empreendidas, pode atrair profissionais para dividir experiências e promover debates e aprendizados.

 

b) Atração de profissionais do mercado e setor público para os eventos da ANPAD - Estimularemos a participação de profissionais - executivos, criadores de políticas públicas, gestores públicos e de organizações sociais - para os eventos da ANPAD a partir da criação de espaços específicos para discutir os desafios atuais da gestão.

© 2020 por Fabricio Stocker.