sustentabilidade 

Podcast 4 Sustentabilidadecom Clandia
00:00 / 01:56

A atividade humana rivaliza com algumas das grandes forças da natureza em seu impacto no funcionamento do sistema terrestre. Esta transformação apresenta significativos desafios para empresas, governo e sociedade, e exige estratégias colaborativas e adaptativas. É essencial incorporar a sustentabilidade nos programas de pós-graduação em administração, ciências contábeis e turismo, e oferecer recursos preparatórios para a adaptação aos desafios da atualidade, que incluem mudanças drásticas sobre os sistemas econômico, social, tecnológico e ecológico.

6.1 Disseminar a temática da sustentabilidade

a) Criação da Comissão “Inclusão e Sustentabilidade”: criação de uma comissão para discussão e encaminhamentos da temática da sustentabilidade no que se refere às questões sociais e ambientais na ANPAD. Nosso compromisso envolve a discussão sobre o desenvolvimento de organizações ambientalmente saudáveis e inclusivas (maternidade, gênero, raça, cor, orientação sexual, pessoas com deficiência).

 

b) Desenvolvimento de um Programa de Apoio para Criação de Startups e Incubadoras Sociais e Ambientais: captação de recursos financeiros para apoio a ideias inovadoras e projetos sociais e ambientais.

6.2 Divulgar práticas sustentáveis

a) Valorização das melhores práticas dos PPGs: as práticas de solidariedade, socioambientais e de inclusão dos PPGs que envolvam os níveis de ensino fundamental, médio, de graduação e de pós-graduação serão divulgadas por meio da criação de um sistema de premiação específico. 

 

b) Apoio a iniciativas de valorização da ciência:  a parceria com órgãos governamentais e privados do Brasil e do exterior (Governos estaduais e federal, ONU, UNESCO) resultará no apoio institucional a iniciativas, tais como: olimpíadas científicas e competições internacionais envolvendo temáticas inclusivas e sustentáveis.

© 2020 por Fabricio Stocker.